quarta-feira, 20 de julho de 2011

Rússia anuncia envio de nave a Marte em novembro

A Rússia enviará uma nave a Marte para instalar um módulo de pesquisa em um satélite do planeta vermelho, o Fobos.
A nave, que recebeu o nome de Fobos-Grunt, será transportada para a base de Baikonur em setembro e iniciará os preparativos do voo, agendado entre 3 e 5 de novembro.
O lançamento estava programado para setembro de 2009, mas foi adiado para reduzir riscos e aumentar a confiabilidade da missão interplanetária.
Segundo o plano inicial, a nave partiria de Baikonur propulsada por um foguete e levaria 11 meses para chegar à órbita marciana. O retorno à Terra ocorreria um ano mais tarde.
O módulo de pesquisa aterrissaria em Fobos, a lua marciana que, segundo alguns cientistas, é um asteroide capturado pela força de gravidade de Marte.
Lá, ele averiguaria o espaço contíguo e o clima do planeta, e testes seriam feitos para se compreender a formação dos planetas do Sistema Solar.
O projeto também permitirá o estudo da radiação que afeta a vida no planeta vermelho, assim como verificar as principais tecnologias de futuras expedições a Marte, como a operação de aterrissagem.
A agência espacial russa, Roscosmos, e a ESA (Agência Espacial Europeia) assinaram um acordo para utilizar os centros europeus de acompanhamento para guiar a Fobos-Grunt.
A URSS foi a primeira potência a posar um módulo em solo marciano em 1971.
"Este é o primeiro projeto no qual substâncias vivas (50 classes de microorganismos) serão levados a Marte, permanecerão ali algum tempo e retornarão à Terra", declarou Anatoli Grigoriev, vice-presidente da Academia de Ciências da Rússia.
Nave partiria de Baikonur, no Cazaquistão, e levaria 11 meses para chegar à órbita marciana
Nave partiria de Baikonur, no Cazaquistão, e levaria 11 meses para chegar à órbita marciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário