quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Astrônomos estudam jatos de energia gerados por buraco negro

Graças às imagens feitas pelo telescópio espacial Wise, os astrônomos da Nasa (agência espacial americana) puderam ver a emissão detalhada de jatos do buraco negro GX 339-4
A uma distância de 20 mil anos-luz da Terra, perto do centro da Via Láctea, o buraco negro tem aproximadamente uma massa seis vezes maior à do Sol.
Como outros do gênero, o GX 339-4 possui uma matéria tão densa e tanta gravidade, que nem mesmo a luz consegue escapar da sua força.
No caso do buraco negro observado, ele tinha como companhia uma estrela, que se extinguiu ao ser engolida por ele.
Parte dessa estrela desapareceu dentro do buraco negro e outra parte foi expelida como um jato a velocidade da luz.
"Para ver uma atividade de queima brilhante vinda de um buraco negro, você precisa estar olhando para o ponto certo e na hora certa", comentou o cientista Peter Eisenhardt, que participa da prospecção espacial.
"O [telescópio] Wise tirou durante um ano fotos infravermelhas a cada 11 segundos e cobriu todo o céu, permitindo que capturássemos esse raro evento."
Com os dados extras, os astrônomos podem medir o campo magnético do buraco negro, o qual é 30 mil vezes mais forte do que o da Terra.
Ilustração artística mostra a ação do buraco negro GX 339-4 no momento em que engole uma estrela vizinha
Ilustração artística mostra a ação do buraco negro GX 339-4 no momento em que engole uma estrela vizinha

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!

    Eu quero só saber, quando eles (físicos, astro-físicos e astrônomos) vão, finalmente me dar razão, ao confirmarem que os buracos negros são de fato... vórtices (tornados espaciais )!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir