sábado, 10 de setembro de 2011

Nasa adia lançamento de naves à Lua para sábado

A Nasa, agência espacial americana, adiou para sábado (10) o lançamento de naves espaciais não tripuladas, com um custo de US$ 500 milhões, que terão o objetivo de orbitar a Lua para medir seu campo gravitacional e elaborar um mapa sem precedentes do interior do satélite da terra.
A equipe de lançamento informou nesta sexta-feira que precisa de mais tempo para concluir as revisões técnicas depois das operações de abastecimento de combustível do foguete Delta II, que transportará as naves de Recuperação de Gravidade e Laboratório Interno (Grail, na sigla em inglês).
"O adiamento dará à equipe de lançamento um tempo adicional para revisar os dados", afirma a Nasa em um comunicado.
No sábado serão duas janelas de lançamento, às 8h29 (9h29 de Brasília) e às 9h08 (10h08 de Brasília), na base da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida.
Fortes ventos obrigaram o adiamento da primeira tentativa de lançamento na quinta-feira (8).
Os pesquisadores esperam que a missão Grail responda a algumas das incógnitas sobre o lado escuro da Lua, que os humanos jamais exploraram, e também forneça dados sobre como foram formados os outros planetas rochosos, como a Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.
Segundo o previsto, as naves gêmeas alcançarão a órbita polar da Lua no final do ano e girarão em torno do satélite terrestre durante três meses, utilizando cartografia da gravidade para revelar seu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário