sábado, 10 de setembro de 2011

Primeira missão do Apollo pegou fogo antes de deixar a Terra

O vôo da nave Apollo-1 estava previsto para acontecer no dia 21 de fevereiro de 1967. Seria a primeira missão tripulada do programa Apollo, que tinha por objetivo cumprir a ideia proposta por John F. Kennedy, presidente norte-americano, ao Congresso em 1961: até o final da década, enviar o homem à Lua e fazê-lo retornar à Terra em segurança.
No dia 27 de janeiro, porém, um incêndio no módulo de comando durante testes com a nave matou os três tripulantes da missão: Virgil Ivan "Gus" Grissom, Edward Higgins White e Roger Bruce Chaffee.
Uma investigação foi feita para tentar entender como o fogo havia começado. No entanto, não foi possível chegar a nenhuma conclusão sobre o estopim do acidente, somente sobre as condições que permitiram que ele acontecesse, como a grande quantidade de materiais combustíveis na cabine.
Além de ajudar a compreender a tragédia de janeiro de 1967, essa investigação ajudou a aprimorar tecnicamente as naves que serviriam para as próximas missões espaciais norte-americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário