segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Russos lançam Progress em direção à ISS

A última nave de carga Progress deste ano foi lançada no domingo em direção à ISS (Estação Espacial Internacional) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, levando 2,5 toneladas de carga, incluindo o microssatélite Chibis-M.
"O lançamento foi um sucesso", informou um porta-voz do Centro de Controle de Voos espaciais, citado pela agência russa Interfax.
A nave se separou do foguete lançador Soyuz-U nove minutos depois do início do voo em regime autônomo até a ISS, à qual se acoplará às 15h40, no horário de Moscou (9h40, no de Brasília) em 2 de novembro.
A Progress M-13M é a primeira nave de carga a chegar à ISS desde o fim de junho. O cargueiro que partiu em agosto explodiu na Sibéria pouco após o lançamento --o primeiro acidente desde 1978.
Dentro da nave há água e alimentos, equipamentos científicos, oxigênio, material médico e de higiene dos cosmonautas.
O microssatélite Chibis-M vai estudar as tempestades de raios, com a peculiaridade de que esta será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será analisado a partir de diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.
Os cargueiros Soyuz se transformaram no único elo entre a Terra e a ISS, depois do fim do programa de ônibus espaciais americanos.
Imagem fornecida pela agência espacial russa mostra lançamento do Progress, o último deste ano
Imagem fornecida pela agência espacial russa mostra lançamento do Progress, o último deste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário