segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Asteroide que passa pela Terra nesta terça não traz perigo, diz Nasa

Um asteroide do tamanho de um porta-aviões vai passar entre a Terra e a Lua nesta terça -- a passagem mais próxima do tipo nos últimos 35 anos.
Mas não se preocupe, dizem os cientistas. Ele não vai bater em nós.
"Estamos extremamente confiantes, 100% confiantes, de que não se trata de uma ameaça", disse o gerente do Programa de Objetos Próximos da Terra da Nasa, Don Yeomans. "Mas é uma oportunidade."
O asteroide 2005 YU55 está sendo observado por antenas no solo conforme se aproxima. A última vez em que chegou tão perto da Terra foi há 200 anos.
A aproximação máxima deve ocorrer às 21h28 (horário de Brasília), quando o asteroide passará a pouco mais de 320 mil km do nosso planeta, um pouco mais perto do que a Lua.
Tanto a Terra quanto a Lua estão seguras -- "desta vez", diz Jay Melosh, da Universidade Purdue (EUA).
Se o objeto atingisse o planeta, abriria uma cratera de 6,5 km de diâmetro, gerando o equivalente a um terremoto de magnitude 7 ou um tsunami de 25 m de altura, calcula ele.
Os cientistas acompanham o asteroide desde sua descoberta desde 2005. "Conhecemos a órbita desse objeto muito bem", diz Yeomans.
Com 400 m de diâmetro, ele será o maior objeto a chegar tão perto da Terra nos próximos 20 anos. Astrônomos amadores precisarão de telescópios com mais de 18 cm e saber onde olhar no céu para poder visualizá-lo.
Os astrônomos classificam o 2005 YU55 como um asteroide do tipo C, ou seja, que contém materiais compostos de carbono. Acredita-se que objetos desse tipo trouxeram matéria orgânica e água para a Terra primitiva, plantando as sementes da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário