terça-feira, 1 de novembro de 2011

Boeing vai construir nave no Centro Espacial Kennedy

Sem naves espaciais tripuladas por tempo indeterminado, a Nasa concedeu parte das instalações da sua principal base de lançamentos, o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, à iniciativa privada.
A empresa de aviação Boeing, que agora se aventura em projetos de transporte espacial, usará um dos antigos hangares que pertenciam ao programa do ônibus espacial --aposentado em julho, após 30 anos e a explosão de duas das cinco naves.
O contrato, fechado com a agência estadual de incentivo ao espaço, a Space Florida, prevê o uso do local por 15 anos. É lá que será desenvolvido o CST-100, a cápsula de transporte espacial projetada pela Boeing.
Em nota, a agência espacial americana afirmou que serão criados cerca de 550 empregos na região. Conhecida como Costa do Espaço, essa região da Flórida onde fica o centro espacial sofreu uma grande escalada de desemprego após a aposentadoria dos "shuttles".
Além de engenheiros, técnicos e outros funcionários diretamente relacionados às viagens espaciais, pessoas ligadas à atividade turística também acabaram sem seus empregos.
Milhares de pessoas costumavam se reunir no entorno do Centro Espacial Kennedy, que não fica muito longe da Disney e dos outros parques de diversão de Orlando, para assistir aos lançamentos.
PARCERIA MILIONÁRIA
Atualmente dependendo de "caronas" pagas na nave russa Soyuz, a Nasa está investindo cada vez mais em empresas privadas que queiram explorar o espaço. Só a Boeing recebeu, na última rodada de fomento da agência, em abril, US$ 92 milhões.
A cápsula CST-100, projetada pela empresa, é reutilizável e poderá levar até sete pessoas por viagem. Além disso, contará também com um módulo de carga.
A Nasa espera que, até 2016, as empresas privadas já consigam transportar cargas e astronautas.
Concepção artística da cápsula CST-100, que será construída pela Boeing
Concepção artística da cápsula CST-100, que será construída pela Boeing

Nenhum comentário:

Postar um comentário