quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Falha impede que sonda russa chegue à lua de Marte

Um falha impediu que a sonda interplanetária russa Fobos-Grunt chegasse a uma das luas de Marte, informou nesta quarta-feira a agência espacial da Rússia, Roskomos.
O aparelho, de 13,5 toneladas de massa, que foi lançado ontem por um foguete Zenit-2SB da base cazaque de Baikonur, ficou em órbita em torno da Terra.
"O propulsor não funcionou. Não houve nem primeiro nem segundo acesso. Isto significa que o aparelho não pôde se orientar pelas estrelas", disse o diretor da Roskosmos, Vladimir Popovkin, citado pela agência Interfax.
Popovkin afirmou que os especialistas de terra conhecem os parâmetros da órbita da sonda interplanetária automática e estabeleceram contato com ela.
"Não direi que (o lançamento) foi um fracasso. É uma situação imprevista, na qual é preciso trabalhar", comentou.
O diretor da agência espacial acrescentou que os especialistas têm 72 horas para carregar um novo programa de voo no computador central da Fobos-Grunt.
Popovkin lembrou que a sonda conserva todo seu combustível, o que permite voltar a programar seu voo, que tem como objetivo pousar em Fobos, uma das duas luas marcianas, e trazer de volta à Terra amostras de seu solo.
O projeto, se tudo der certo, permitirá o estudo da matéria inicial do sistema solar e ajudará a explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua marciana, assim como dos demais satélites naturais no sistema solar.
MISSÃO EM 1986
A última missão interplanetária bem-sucedida de Moscou data de 1986, com o lançamento das sondas soviéticas Vega para explorar Vênus e o cometa Halley.
Pelo contrário, os americanos multiplicaram as missões interplanetárias, como a Mars Global Surveyor, em 1996, ou a Phoenix Mars Lander, em 2007, e o lançamento de veículos em direção a Marte.
Já a ESA (Agência Espacial Europeia) lançou em 2003 com sucesso sua primeira sonda em direção ao planeta no âmbito do programa Marte Expresso.
A agência espacial russa Roskosmos sempre esteve interessada em Fobos. Em 1988 e 1989, a Rússia lançou as sondas Fobos 1 e 2 para sobrevoar o satélite, mas as missões foram um fracasso.
Previsto para 2009, o lançamento de Fobos-Grunt foi adiado até 2011. A cada dois anos, a distância entre Marte e a Terra diminui, o que facilita os lançamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário