quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Guia com 500 páginas indica pontos turísticos em Marte

O homem ainda nem colocou os pés em Marte, mas já existe à venda um guia turístico que reúne os dados mais úteis do planeta vermelho. Entre eles, as regiões onde há maior abundância de água, o relevo da superfície e e até dicas de roupas que devem ser usadas para se proteger do clima extremo.
A obra de quase 500 páginas relata parte das descobertas que a ciência fez no planeta e traz informações curiosas sobre as missões espaciais realizadas até o momento.
Os interessados nesse tipo de literatura científica podem conhecer em detalhes o Olympus Mons, o maior vulcão do Sistema Solar, com uma extensão semelhante à do Reino Unido e altura três vezes superior ao Everest.
Outro ponto que vale ser identificado é o Tharsis Planitia, um planalto elevado com planícies tão extensas como as da Europa, mas sobre uma altitude de nove quilômetros, e os Valles marineris, um imenso cânion perto do qual o Grande Canyon do Colorado (EUA) seria uma simples rachadura.
A obra, escrita pelo cientista americano William Kenneth Hartmann, compila dezenas de imagens de Marte feitas por sondas da Nasa e
localiza cada um de seus pontos curiosos em um mapa topográfico regional, além de informar os detalhes de cada um.
Enquanto a ciência ainda investiga a hipótese de que alguma forma de vida possa ser viável em Marte, já existe um consenso: a evolução de seu clima registrou uma mudança climática muito mais drástica do que a da Terra.
A obra inclui capítulos típicos de um guia turístico, entre eles o clássico "O que devo vestir?". O capítulo aborda as temperaturas típicas do ar do planeta, que oscilam entre -87 graus durante a noite ao "ameno" -25 de dia, e a do solo, que no verão pode subir até 10 graus.
Com essas condições, um uniforme espacial similar ao dos astronautas que foram à Lua poderia ser suficiente, mas as botas e as luvas teriam de ter isolamento especial, porque tudo o que for tocado terá uma temperatura muito inferior.
O guia revisa o conhecimento científico apresentado por todas as missões ao planeta vermelho, que começaram na década de 70 e foram sucedidas desde então pela participação das principais agências espaciais do mundo.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!

    Não é à toa, que Marte foi o planeta mais votado em sua enquete onde perguntava, em qual dos planetas os seus leitores tinham interesse em visitar. Este planeta desde a antiguidade que desperta o interesse da humanidade, pela sua atribuição ao deus da guerra, daí o seu nome... Marte, devido à sua cor avermelhada (o planeta vermelho) e agora, diante de tantas informações quanto à sua geologia (ou seria... marteologia?), melhor dizendo... sua constituição rochosa e também, por suas paisagens exóticas e interessantes!

    Agora, Tainá! Qual foi a melhor resposta para responder à pergunta feita por você: "por que vocês visitariam esse planeta?" e para a qual vc disse que publicaria aqui no blog, não foi?

    Eu já mandei a minha frase e faz tempo! Rsrsrsrsrsrs!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir