sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nave chinesa volta à Terra após primeiro acoplamento espacial

A Shenzhou-8 aterrissou nesta quinta-feira após uma missão de 16 dias no módulo Tiangong-1, que posteriormente vai originar uma estação orbital pelos planos chineses.
A nave não tripulada é a primeira, na história do programa tecnológico da China, a fazer um acoplamento espacial.
A Shenzhou-8 entrou na atmosfera terrestre por volta das 9h (horário de Brasília) e pousou em Siziwang, na região autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.
Funcionários do programa espacial chinês o recuperaram em seguida, segundo imagens transmitidas ao vivo pela emissora estatal CFTV.
A oitava nave Shenzhou ("nave divina", em chinês) partiu no começo deste mês, no dia 1º. Dois dias depois, protagonizou o acoplamento espacial, operação que se repetiu no dia 14.
EM TERCEIRO
Os Estados Unidos são os pioneiros em acoplamentos espaciais --unir, ao mesmo tempo, duas naves em órbita. O primeiro ocorreu em 1966, com o Gemini-8 se juntando ao módulo Agena.
Após um ano, os russos fizeram o acoplamento da Soyuz-4 e 5 e, mais recentemente, os chineses.
A China também é o terceiro país a levar um astronauta ao espaço, em 2003. O governo quer demonstrar que está equipado tecnologicamente para trabalhar em bases permanentes em órbita.
Em 2012, a nona e a décima naves da série Shenzhou também serão acopladas ao módulo, e pelo menos uma delas terá como tripulante a primeira chinesa a ir ao espaço.
A China planeja instalar seu primeiro laboratório no espaço em 2016, e dispor de uma base espacial permanente no fim da década.

A nave não tripulada Shenzhou-8 se tornou a primeira a acoplar no espaço
A nave não tripulada Shenzhou-8 se tornou a primeira a acoplar no espaço

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!

    Tudo bem com você? Assim desejo e espero!

    Os chineses são muitos inteligentes e capazes desde eras passadas! Muitas das invenções humanas, devemos a esse povo laborioso e obstinado e agora... mais instruído (a educação promove a revolução) e portanto, mais culto! Quando eles resolvem aderir ou procurar soluções para alguma coisa, sai da frente! E se eles resolveram explorar o espaço, pode ficar certo que, isso é só o começo da expedição, a primeira tentativa da conquista, mas, a julgar pelo que aconteceu lá para o ano de 1200 D. C. (já ouviu falar em... "barcos de tesouro" ou... "a esquadra do dragão"?), quando também, resolveram explorar a Terra, já e já e não demora, farão a construção do 1º "Ba Chuan" espacial e tal como aconteceu naquele tempo, os "cantos" do espaço serão... visitados por eles!
    Tomara que o Brasil, ou seja: os brasileiros, se inspirem e/ou pelo menos imitem o dinamismo dos chineses (poderão serem parceiros) nessa conquista da... "última fronteira" do ser humano, o espaço sideral!

    Olha, Tainá! Notei que faz um "tempinho" que você prometeu colocar aqui no blog a frase vencedora da enquete que você promoveu sobre: "qual o planeta que você visitaria e porque". Eu já mandei a minha frase, faz tempo e aí? Quando é que você vai publicar a frase vencedora? Estou cobrando pois... "promessa é dívida", KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!! É brincadeira! Fica na paz!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir