quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Veja a cratera marciana onde o jipe Curiosity vai pousar

É neste sábado (26) que a Nasa (agência espacial americana) pretende colocar em órbita o foguete Atlas, que levará a bordo o jipe Curiosity até o solo marciano.
Pelos planos iniciais, a ideia é fazer com que ele chegue à cratera Gale --veja abaixo a imagem divulgada na terça-feira (22)-- de uma maneira inédita, utilizando uma espécie de um guindaste voador.
Círculo indica local de pouso do Curiosity; as áreas azuis são mais baixas e as verdes, as mais altas da cratera


A partida está programada para as 10h02 (13h02, no horário de Brasília), da base de lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), e dará início a uma missão de pelo menos um ano marciano --equivalente a 687 dias na Terra.
O voo estava previsto para ocorrer na sexta-feira (25), mas foi adiado para que fosse feita a substituição de uma das baterias do foguete que levará o Curiosity.
A expectativa em torno do pouso do jipão é grande e a dúvida é se vai ocorrer conforme o previsto.
A Nasa usará, pela primeira vez, uma sistema de propulsores que executará a parte final do pouso. O jipe descerá por um cabo que sai de um "guindaste voador", que vai soltá-lo para então voltar a voar, caindo mais adiante.
A dúvida é se o equipamento de cerca de uma tonelada e com três metros de comprimento chegará ao solo marciano sem virar ou, pior, de pernas para cima.
Mas a prova final demandará ainda um bom tempo. Serão cerca de nove meses até que o foguete se aproxime da cratera Gale.
Pelos cálculos da Nasa, entre 6 e 20 de agosto de 2012 o Curiosity deverá fazer sua aterrissagem em solo marciano, após viajar durante 567 milhões de quilômetros que separam a Terra ao ponto de pouso de Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário