quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Anúncio de planetas marca triunfo e limites de pesquisa espacial

A publicação da descoberta de dois planetas do tamanho aproximado da Terra pelo grupo do satélite Kepler é um grito de independência.
Até então, quase todos os achados feitos com as plataformas espaciais precisavam ser confirmados por uma técnica alternativa.
A razão para isso é que o método de descoberta usado por satélites como o Kepler --a diminuição do brilho da estrela conforme o planeta passa à sua frente-- está sujeito a falsos positivos.
Contudo, com uma análise estatística robusta, que reduziu a chance de um engano para menos de um em mil, os cientistas praticamente descartaram isso e defendem que os novos planetas já podem entrar na lista oficial.
Ademais, nem há sensibilidade suficiente para confirmar por outra técnica a existência desses objetos, o que justifica a pressa de validar o achado pela rota estatística.
Por um lado, a aceitação dessas conclusões traz grandes perspectivas para a equipe do Kepler (e de seu equivalente europeu, o Corot). Significa que eles podem começar a trazer seus milhares de "planetas candidatos" para o campo dos confirmados, sem esperar dados adicionais de telescópios em terra.
Por outro lado, há limitações severas sobre o que se pode dizer a respeito desses mundos. Só a combinação das duas técnicas (a praticada no espaço e a usada em solo) pode apresentar medições de raio e massa. E são elas que permitem fazer grandes inferências sobre a composição desses mundos.
Embora os pesquisadores até especulem sobre esses pequenos mundos recém-descobertos, eles admitem que a falta de uma medição da massa atrapalha as tentativas de determinar como eles são.
Para isso, será preciso esperar a próxima geração de espectrógrafos, capazes de detectar a presença desses planetas a partir do solo --e de determinar sua massa-- por uma via mais segura.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!

    Tudo bem com você Tainá? Tomara que seja... positivo!!!!

    Parabéns! A postagem é bastante interessante e esse vídeo tornou-a ainda mais agradável, como também o é... essa música!!!! Sabe o que isso merece? Vou compartilhar a sua postagem na minha página do Facebook!!!!

    Aproveitando a ocasião, quero lhe desejar, os meus melhores votos de... boas festas e de um 2012 de mais e melhores sucessos para você e a sua família!!!!

    Saúde e paz! Até breve!!!


    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir