sábado, 24 de dezembro de 2011

Astronautas comemoram Natal na estação espacial

A ISS (Estação Espacial Internacional) recebeu ontem mais três tripulantes.
O americano Don Pettit, o russo Oleg Kononenko e o holandês Andre Kuipers vão passar Natal, Páscoa e outros feriados no espaço. A missão deve durar seis meses.
Eles se juntaram ao americano Dan Burbank e aos russos Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin, que já estavam no espaço. O grupo trabalhará conjuntamente até março de 2012, quando os integrantes que chegaram primeiro retornarão à Terra.
Com a ISS, faz mais de 11 anos que a humanidade não passa um dia sem que haja ao menos uma pessoa no espaço. Isso significa muitos Natais a bordo da estação.
A primeira celebração do feriado no espaço, no entanto, aconteceu em 1968. A tripulação da Apollo 8 entrou na órbita lunar exatamente na véspera de Natal.
Em 1978, americanos comemoraram pela primeira vez a data em sua estação espacial pioneira, a Skylab.
Na ISS, a tradição vai aumentando a cada ano. Além de árvores decoradas e enfeites, é comum que os astronautas posem para fotos com gorrinhos e outros símbolos natalinos.
Assim como nas celebrações aqui na Terra, o jantar natalino dos astronautas tem comidas que fogem ao cardápio do dia a dia.
Peru, cookies e outros itens típicos da comemoração são mandados especialmente para para animar a tripulação.
Mesmo assim, não há como fugir ao modo de preparo "espacial": é tudo desidratado, defumado ou enlatado.
O dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos Estados Unidos, também não passa em branco.
A Nasa capricha nos quitutes para os astronautas, que enfrentam vários tipos de limitação enquanto fazem suas pesquisas no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário