quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Achado na Austrália mineral que se pensava exclusivo da Lua

Um mineral trazido à Terra pelos primeiros astronautas que viajaram à Lua, e que se pensava exclusivo do satélite natural, foi descoberto em rochas da Austrália de mais de um bilhão de anos, informaram cientistas nesta quinta-feira.
A tranquilitita tem esse nome por ter sido encontrada pela primeira vez em 1969 no mar da Tranquilidade, uma planície de basalto situada na Lua.
Durante muito tempo, considerou-se que o mineral era somente da Lua, mas também havia amostras no oeste da Austrália, declarou Birger Rasmussen, cientista da Universidade Curtin, em Perth, no mesmo país.
"Sempre houve este mineral na Terra; estas amostras não vieram da Lua", destacou o cientista, que publicou sua pesquisa na revista "Geology". "Isto significa basicamente que na Lua e na Terra ocorrem os mesmos fenômenos químicos e os mesmos processos", acrescentou.
O mineral raro foi detectado em seis locais diferentes da Austrália e permite, entre outras coisas, datar com precisão a antiguidade das rochas que o contém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário