quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Britânico descobre planeta ao participar de programa na TV

Um espectador do programa "Stargazing Live", da emissora BBC, afirma ter encontrado um novo planeta com o tamanho aproximado de Netuno e condições de temperatura e ambiente similares às de Mercúrio. A descoberta agora precisa ser confirmada pelos cientistas.
O astro orbita a estrela SPH10066540 e seria cerca de quatro vezes maior que a Terra.
O britânico Chris Holmes descobriu o novo planeta ao atender ao pedido do programa para que seus espectadores utilizassem dados coletados pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, com informações relativas a possíveis novos planetas.
"Tinha um interesse vago sobre onde as coisas se situam nos céus, mas não passava muito disso'', disse o astrônomo amador, que nunca teve um telescópio.
Holmes encontrou o astro ao analisar imagens de estrelas no site Planethunters, uma colaboração entre a Universidade de Yale e o projeto científico realizado por amadores Zoouniverse.
CANDIDATO
De acordo com o cientista Chris Lintott, da Universidade de Oxford e um dos organizadores do Planethunters, são necessários mais testes para se certificar plenamente de que a nova descoberta é de fato um planeta. Ele acrescenta, porém, que tudo o leva a crer que sim.
"Se comprovada, esta será a nossa quinta descoberta desde que o projeto teve início e a primeira feita por um britânico'', contou.
O telescópio Kepler, em atividade desde 2009, vem promovendo buscas em uma parte do espaço que muitos acreditam ser similar ao nosso Sistema Solar.

Telespectador de programa de TV usou dados do telescópio Kepler para encontrar o que seria um novo planeta
Telespectador de programa de TV usou dados do telescópio Kepler para encontrar o que seria um novo planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário