sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nave russa que dá carona a astronautas passa por problemas

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, em 2011, os astronautas que partem para missões na ISS (Estação Espacial Internacional) dependem da carona em foguetes de lançamento e naves russas.
A última partida foi na quarta-feira (26), mas a próxima corre o risco risco de não alavancar.
Nesta sexta-feira, uma fonte da Roscosmos (agência espacial russa) afirmou que o lançamento programado para 30 de março, com a nave tripulada Soyuz TMA-04M, pode ser adiado para o final de abril ou iníciode maio. O porta-voz da agência nega.
O motivo não foi divulgado de maneira oficial, mas estaria relacionado a problemas técnicos detectados durante os testes de segurança. Mais precisamente, uma parte do revestimento da Soyuz teria se rompido.
Na próxima missão, a 31º expedição à plataforma orbital, participarão os cosmonautas Gennady Padalka e Sergei Revin e o astronauta americano Joseph Acaba.
Em 2011, a Roscosmos enfrentou outro problema do gênero. Em agosto, uma nave de carga Progress M12-M caiu 325 segundos após deixar a base em Baikonur, na Cazaquistão.
O Progress levaria toneladas de equipamentos e alimentos para manter em funcionamento a ISS e para abastecer as necessidades básicas dos astronautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário