quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Rússia tem planos de mandar homem à Lua

As atenções da Rússia estão voltadas para a Lua. O país pretende mandar três missões não tripuladas ao satélite e, tempos depois, pousar na superfície lunar em uma nave tripulada. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo diretor-geral do consórcio aeroespacial "Lavochkin", Victor Khartov.
"Existe no mundo um renascimento do interesse pela Lua. A Rússia também tem projetos nesse sentido. Já foram escolhidos os locais para a aterrissagem das duas primeiras missões: os polos norte e sul do satélite", disse Khartov, citado pela agência "Interfax".
Segundo ele, as duas primeiras missões não tripuladas --batizadas de Luna Resurs e Luna Glob-- são a repetição dos passos que já foram dados no passado, nos tempos da então União Soviéticas. Khartov diz que as experiências adquiridas nesse período acabaram se perdendo, mas devem ser retomadas.
O projeto "Lunas-Resurs" será executado em conjunto com a Índia, que irá fornecer à missão o foguete portador e o veículo lunar que será depositado na superfície da Lua por um módulo de fabricado pela Rússia.
Já o Luna-Glob será feito exclusivamente pelos russos. O projeto prevê o lançamento e aterrissagem de um aparelho que, uma vez no terreno, recolherá amostras de pó lunar
Isso também será feito pela terceira missão, chamada de Luna-Grunt. Mas, ao contrário de sua antecessora, essa "irá trazer amostras de terra lunar de maneira seletiva", disse o cientista russo.
Assim que todas as missões não tripuladas forem concluídas, a indústria aeroespacial russa dará início aos preparativos para enviar uma nave tripulada ao satélite.
"Para isso, primeiro deve ser preparada a infraestrutura. O tempo das visitas passou", disse Khartov em alusão à missão americana de 1969, acrescentando que "é preciso se apressar e completar as funções concretas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário