sábado, 28 de abril de 2012

Ônibus espacial Enterprise pousa em NY e será exposto em museu

O ônibus espacial Enterprise voou de Washington para Nova York na última sexta-feira (27) acoplado a um Boeing 747 e fez um voo ao longo do rio Hudson, passando pela Estátua da Liberdade, para o deleite dos observadores.
Em direção ao aeroporto internacional John F. Kennedy, o ônibus espacial aposentado voou a baixa altitude ao longo do rio, dando aos moradores de Nova York e Nova Jersey uma visão extraordinária da aeronave, que será posta em exibição em um museu de Nova York.
Depois de três décadas, os Estados Unidos aposentaram o programa de ônibus espacial no ano passado após construírem por US$ 100 bilhões a Estação Espacial Internacional, um projeto que envolveu 15 países. Vão começar a trabalhar em uma nova geração de espaçonaves que levarão astronautas para além da órbita da estação, que fica a 384 quilômetros de altura.
A Enterprise decolou do aeroporto internacional Dulles de Washington por volta das 9h30 (horário local). O voo fora reprogramado porque na quarta-feira o tempo não estava favorável.
Ônibus espacial Enterprise é levado por avião da Nasa para museu na cidade de Nova York
Ônibus espacial Enterprise é levado por avião da Nasa para museu na cidade de Nova York

A espaçonave passou pela Estátua da Liberdade, pelo rio Hudson e pela ponte George Washington antes de aterrissar em meio aos aplausos de estudantes vestidos em trajes de astronautas. Ela também foi recebida por membros da tripulação de seu voo original.
"Sinto orgulho porque a Enterprise vai encontrar um bom abrigo aqui", disse o major-general na reserva da Força Aérea, Joe Engle, que comandou a primeira tripulação que conduziu os voos-teste com a Enterprise no final dos anos 1970.
"Vocês têm uma tremenda peça de maquinário aqui", ele disse.
O ator Leonard Nimoy, que interpretou Spock na série televisiva "Star Treck" e nos filmes, estava presente na chegada. Ele se lembrou de quando a Enterprise, que traz o mesmo nome da nave de "Star Treck", foi exibida na Califórnia.
"Eu estava lá em setembro de 1976 quando eles a tiraram do hangar", ele disse. "A banda da Força Aérea estava tocando o tema de Star Trek - da-da-da-da-daaaaa. Eu adoro".
Uma nave protótipo que foi usada para voos-teste atmosféricos nos anos 1970, mas que nunca saiu em missão no espaço, a Enterprise deve ser levada por uma balsa pelo Hudson para ser exibida no Intrepid Sea, Air and Space Museum em Manhattan.
Ela será içada por guindaste até o Intrepid, um porta-aviões que é usado como museu desde 1982.
Nave Enterprise passa próximo à Estátua da Liberdade, em Nova York; ônibus espacial será exposto em museu
Nave Enterprise passa próximo à Estátua da Liberdade, em Nova York; ônibus espacial será exposto em museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário