sexta-feira, 18 de maio de 2012

Japoneses assistirão raro eclipse solar neste fim de semana

Os moradores do Japão se preparam para um raro espetáculo astronômico previsto para acontecer no domingo, às 19h06 (horário de Brasília).
Antes do amanhecer, a Lua ofuscará a maior parte do Sol, deixando visível apenas um anel de luz.
Mais de 80 milhões de japoneses --entre eles, os 35 milhões que vivem na região de Tóquio-- vão poder admirar o eclipse solar anular.
Binóculos especiais são vendidos nas lojas e os canais de TV oferecem uma programação ao vivo, sem deixar de alertar para os perigos de se olhar diretamente para o Sol durante o evento.
Um dos projetos mais ambiciosos para marcar o acontecimento foi concebido pela gigante de eletrônicos Panasonic.
Ela vai enviar uma expedição ao cume do monte Fuji (3.776 metros) para filmar o fenômeno com equipamentos alimentados por energia solar.
"Nosso objetivo é divulgar o mais belo eclipse anular do mundo da montanha mais alta do Japão", explicou Hisao Tsugita, gerente de projetos da Panasonic. "Este é o lugar mais próximo do Sol (no Japão)", ressaltou.
O eclipse anular deve ser visível em uma faixa de 240 a 300 km de largura em toda a Ásia Oriental, no norte do oceano Pacífico e a oeste dos Estados Unidos, segundo Nasa (agência espacial americana).
O fenômeno terá início ao amanhecer no sul da China e seu campo de visibilidade vai se se mover rapidamente para o leste até a costa sul do Japão, segundo a Nasa.
A Agência Meteorológica do Japão alertou que a China e o Japão estão suscetíveis de serem cobertos por nuvens, o que pode estragar a expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário