quinta-feira, 31 de maio de 2012

Primeira nave privada a visitar estação espacial está de volta à Terra

Cápsula Dragon, da empresa SpaceX, pousou no Oceano Pacífico.
Missão era um teste e foi concluída com sucesso.

A cápsula Dragon, da companhia americana SpaceX, retornou nesta quinta-feira (31) à Terra após se tornar o primeiro veículo privado a chegar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A espaçonave, não tripulada, caiu de paraquedas no Oceano Pacífico às 12h42 (horário de Brasília) a centenas de quilômetros a oeste da península da Baixa Califórnia, informou o centro de controle de Missão da Nasa em Houston.
A Dragon pousou com segurança no mar. De lá, botes farão o resgate da cápsula e a levarão de volta para os Estados Unidos, onde fica a sede da empresa.
O voo da Dragon era considerado um teste, e foi executado com sucesso. A nave levou pouco mais de 500 kg de suprimentos, como alimentos e água. Apesar de útil, a carga não era indispensável para os astronautas que estão na ISS, justamente pelo risco envolvido na operação.
Dragon pousou em alto mar, no Pacífico (Foto: SpaceX/Divulgação)
Dragon pousou em alto mar, no Pacífico (Foto: SpaceX/Divulgação)

O lançamento aconteceu na última terça-feira, e foi feito por um foguete projetado pela própria SpaceX, o Falcon 9. A acoplagem aconteceu na sexta, e durante a semana os astronautas levaram os suprimentos para dentro da estação.
Foi a primeira vez na história que uma nave espacial construída pela iniciativa privada se conectou ao complexo que orbita a Terra. Até agora, apenas as agências espaciais da Rússia, do Japão, da Europa e dos Estados Unidos já tinham completado essa operação. Por isso, o feito é considerado o início de uma nova era na exploração espacial.
Com o desenvolvimento dos voos da iniciativa privada, a SpaceX -- assim como outras empresas -- poderá até transportar astronautas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário