quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vênus transitará pelo Sol no dia 5, provocando fenômeno raro

Em menos de uma semana, os admiradores do espaço sideral terão uma oportunidade única: observar a passagem do planeta Vênus pelo Sol, em um evento que tem importância histórica e de observação.
O fenômeno ocorrerá no próximo dia 5, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), e será visível em praticamente todos os continentes, com maior definição no Pacífico Sul.
Imagem de arquivo de Vênus fotografada durante passagem em frente ao Sol; fenômeno se repete em 5 de junho
Imagem de arquivo de Vênus fotografada durante passagem em frente ao Sol; fenômeno se repete em 5 de junho


De acordo com os especialistas, os trânsitos de Vênus são raros e ocorrem aproximadamente a cada século. A previsão é que o fenômeno não se repita até 2117.
O fenômeno começará por volta das 15h na região do Pacífico (16h em Brasília).
A Nasa informou que a passagem de Vênus pelo Sol poderá ser observada em alguns países a olho nu, como o Chile, por exemplo.
Os especialistas, porém, recomendam que o fenômeno não deve ser observado diretamente (sem proteção), pois a luz do Sol é intensa, o que pode provocar problemas oculares.
A orientação, segundo os técnicos, é usar um tipo de proteção. Os que tiverem oportunidade podem procurar os clubes de astronomia que dispõem de telescópios solares, específicos para a observação de fenômenos como o que ocorrerá no dia 5.
De acordo com especialistas, a imagem é do Sol e, em menor escala, os contornos de Vênus.
Pelos dados da Nasa, os primeiros trânsitos de Vênus foram identificados no século 18.
O astrônomo Edmund Halley observou os movimentos de Vênus ao analisar o Sol e a Terra.
Em 1760, o navegador e cartógrafo inglês James Cook foi enviado pelas autoridades da época para observar os trânsitos de Vênus do Tahiti.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!!!!

    É bom alertar que, mesmo em se tratando de um evento raro, não haverá distribuição de... "camisinhas"!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir