quinta-feira, 14 de junho de 2012

Hoje é dia de?....Mariner 5

Corrida espacial 2: quarenta e cinco anos do lançamento da sonda norte-americana, Mariner 5, para estudar a atmosfera de Vênus (1967).

Mariner 5 (Mariner Venus'67) foi uma nave espacial norte-americana que fez parte do programa Mariner que transportou um complemento de experiências para sonda Vênus.
A Mariner 5 foi realmente construída como uma cópia de segurança para a Mariner 4, mas depois do sucesso da missão Mariner 4, foi modificada para a missão Venus, removendo a camera de televisão, invertendo e reduzindo os quatro painéis solares, e adicionando isolamento térmico extra.
Ela foi lançada em direção Vênus em 14 de junho de 1967 e chegou ao planeta em 19 de outubro desse ano, a uma altitude de 3,990 quilômetros (2,480 milhas). Com instrumentos mais sensíveis do que o seu antecessor Mariner 2, Mariner 5 foi capaz de lançar uma nova luz sobre o planeta quente, coberta de nuvens e sobre as más condições no espaço interplanetário.
A ocultação de Rádio da Mariner 5 ajudou a compreender a pressão e temperatura dados pela Venera 4 em seu pouso, que chegou a Vênus pouco antes dele. Após estas missões, ficou claro que Vênus tinha uma superfície muito quente e uma atmosfera ainda mais densa do que a esperada.
As operações da Mariner 5 terminaram em Novembro de 1967 e a sonda foi deixada em uma órbita heliocêntrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário