quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mas qual a razão de Vênus não ter uma lua?

Um dos vários mistérios do nosso Sistema Solar é a razão pela qual Vênus não possui nenhuma lua. Uma das explicações sugere que nosso planeta irmão teve no passado remoto uma lua, mas ela foi destruída.
A nossa Lua se formou quando um objeto do tamanho de Marte chocou-se com a Terra primordial há 4,5 bilhões de anos, expelindo uma quantidade enorme de material em órbita, o qual se juntou. Normalmente, os materiais lançados balisticamente meramente retornam a superfície da Terra, mas o impacto foi tão violento que temporariamente deformou a Terra e seu campo gravitacional. Assim a gravidade distorcida permitiu que o material permanecesse em órbita. Desde que se formou, a Lua tem se afastado gradualmente da Terra devido as interações gravitacionais entre os dois corpos: a Lua cria marés na Terra e estas marés reagem de volta sobre a Lua forçando seu afastamento e a redução do período de rotação da Terra.
Os planetas telúricos: Vênus tem um diâmetro de 95% do da Terra e 81,5% da sua massa, mas não tem luas. Quais seriam as razões?
Os planetas telúricos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte): Vênus tem um diâmetro de 95% do da Terra e 81,5% da sua massa, mas não tem luas. Quais seriam as razões? (http://solarsystem.nasa.gov)

Nenhum comentário:

Postar um comentário