terça-feira, 17 de julho de 2012

Após ver Titã, sonda da Nasa capta imagem de outra lua de Saturno

Encélado é uma das dezenas de satélites que orbitam o planeta.
'Nova' lua aparece à esquerda da imagem parcialmente eclipsada.


A sonda Cassini, da agência espacial americana (Nasa), captou a imagem de outra lua de Saturno, Encélado, após fazer uma análise detalhada de Titã, o maior satélite do planeta, que tem pelo menos 60 já conhecidos e nomeados orbitando ao redor de si.
Na imagem abaixo, obtida em outubro do ano passado e divulgada agora de forma ampliada para melhorar a visibilidade da superfície, também é possível ver Titã à direita – que parece menor, mas é dez vezes maior que a outra. Encélado aparece parcialmente eclipsado por Saturno, que está embaixo.
A sonda da Nasa flagrou Encélado, que tem cerca de 504 quilômetros de diâmetro, de uma distância de cerca de 26 mil quilômetros. O limite entre o lado claro e escuro pode ser visto na ponta esquerda do satélite, enquanto a parte eclipsada ocorre na parte inferior da imagem, sendo o Norte para cima.
Titã tem cerca de 5.150 quilômetros de diâmetro e é vista e 1,1 milhão de quilômetros de distância da Cassini.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI).
Lua de Saturno (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Duas luas de Saturno são flagradas: Encélado (esq.) e Titã (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute)


Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/apos-ver-tita-sonda-da-nasa-capta-imagem-de-outra-lua-de-saturno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário