sexta-feira, 27 de julho de 2012

Astronauta vai comandar programa de rádio direto da Estação Espacial

Transmissão deve ocorrer em 3 de agosto; DJ será Joe Acaba.
Astronauta vai falar sobre o cotidiano a bordo da estação, afirma Nasa.

Astronauta Joe Acaba, em imagem divulgada pela Nasa. (Foto: Reprodução/Nasa)
Astronauta Joe Acaba, em imagem divulgada
pela Nasa. (Foto: Reprodução/Nasa)
O astronauta Joe Acaba será o primeiro DJ de uma transmissão espacial da emissora "Third Rock Radio" que será emitida desde a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a 385 quilômetros da Terra.
Acaba, de 45 anos de idade e fã de rock clássico, estreará na próxima sexta-feira (3), seu programa "The Joe Show: New Rock from Space", segundo a agência espacial americana, a Nasa.
Descendente de porto-riquenhos, Acaba é hidrogeólogo e professor de matemática e ciências naturais em escolas de ensino médio.
Segundo a Nasa, o astronauta, que chegou à ISS no dia 17 de maio em uma nave russa Soyuz, falará no show de suas experiências a bordo do laboratório que orbita a Terra a cerca de 26 mil quilômetros por hora. O "Joe Show" é uma mistura de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e arte e, de acordo com as informações da Nasa, "tudo isso no contexto de explorar os novos mundos da música".
"Desde as gravações lançadas a bordo da cápsula espacial Voyaer e até as canções que acordavam os astronautas nas missões de naves, a Nasa e a música têm uma longa história juntas", declarou Joe Acaba.
"E como ex-educador também valorizo os vínculos entre a música e a matemática, um dos componentes centrais dos estudos científicos e que é crucial em meu trabalho como astronauta", acrescentou.
A "Third Rock Radio' nasceu graças a um acordo entre a Nasa e a RFC Media de Houston para despertar nos jovens americanos o interesse pela matemática, ciência e engenharia. A rádio pode ser acessada gratuitamente através do site http://www.thirdrockradio.net/.
O engenheiro de voo e astronauta da Nasa Joe Acaba, que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), registra a aurora austral, ou 'luzes do Sul', a mais de 380 km da Terra. (Foto: AP/Joe Acaba/Nasa)
O engenheiro de voo e astronauta da Nasa, Joe Acaba, que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), registrou a aurora austral, ou 'luzes do Sul', a mais de 380 km da Terra. (Foto: AP/Joe Acaba/Nasa)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/astronauta-vai-comandar-programa-de-radio-direto-da-estacao-espacial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário