segunda-feira, 30 de julho de 2012

Hubble registra 'berçário' de estrelas a 50 milhões de anos-luz da Terra

Galáxia NGC 4700 fica na constelação de Virgem e é semelhante à nossa.
Região foi descoberta em 1786 pelo astrônomo britânico William Herschel.

O telescópio Hubble, da agência espacial americana (Nasa), captou um "berçário" de estrelas de coloração rosada a 50 milhões de anos-luz da Terra. Nele, nascem e vivem inúmeros astros jovens.
A galáxia NGC 4700 fica na constelação de Virgem e é do tipo "espiral barrada" – semelhante à Via Láctea –, pois seus "braços" saem de uma estrutura parecida com uma barra.
A nebulosa foi descoberta em março de 1786 pelo astrônomo britânico William Herschel, que a descreveu como uma área de intensidade fraca.
O brilho das nuvens é causado pela interação entre o gás hidrogênio e a luz ultravioleta emitida pelas estrelas quentes. A NGC 4700 está se afastando de nós a cerca de 1.400 km/s, por causa da expansão do Universo.
A região é conhecida pelos estudiosos como H II. Em 1610, o astrônomo francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc identificou, por meio de um telescópio, o que seria primeira região desse tipo: a Nebulosa de Órion, localizada relativamente próximo ao Sistema Solar.
Os astrônomos estudam essas regiões na Via Láctea e aquelas facilmente vistas em outras galáxias para medir a composição química de ambientes cósmicos e sua influência sobre a formação estelar.

Hubble nebulosa (Foto: ESA/Nasa)
Hubble capta nebulosa na constelação de Virgem, a 50 milhões de anos-luz da Terra  (Foto: ESA/Nasa)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/hubble-registra-bercario-de-estrelas-50-milhoes-de-anos-luz-da-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário