quinta-feira, 19 de julho de 2012

Telescópio da Nasa detecta planeta 'alienígena' a 33 anos-luz da Terra

Agência espacial americana divulgou ilustração de exoplaneta.
Cientistas buscam corpo celeste com condições de habitabilidade.


Um novo planeta "alienígena", com apenas dois terços do tamanho da Terra, está sendo considerado pelos cientistas como um dos menores já registrados. O corpo celeste fica fora do Sistema Solar e foi detectado pelo telescópio espacial Spitzer, da Nasa. Uma ilustração dele foi divulgada na quarta-feira (18) nos EUA.
Conhecido como UCF-1.01, o exoplaneta orbita uma estrela chamada GJ 436, localizada a 33 anos-luz de distância da Terra. A identificação de planetas pequenos e próximos à principal estrela de seus sistemas ajuda nas pesquisas para encontrar, um dia, um corpo parecido com a Terra e que seja habitável aos seres humanos.
Atualmente, são conhecidos mais de 700 planetas fora do Sistema Solar. A contagem começou em 1995, quando o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do Sol foi observado.

Exoplaneta (Foto: Nasa/Reuters)
Ilustração do candidato a exoplaneta UCF-1.01, encontrado pelo telescópio Spitzer, da Nasa. (Foto: Nasa/Reuters)

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/telescopio-da-nasa-detecta-planeta-alienigena-33-anos-luz-da-terra.html

3 comentários:

  1. Olá, Tainá!!!!

    Esse é o planeta que... os pacíficos não devem ir pra lá de jeito nenhum!!! Como ele está um pouco distante daqui, ainda bem, os caras viram que ele é denominado de UCF, mas, na realidade, isto foi devido à distorção da luz na atmosfera. O verdadeiro nome dele é... UFC!!!! É um octógono espacial, uma arena de lutas marciais para os sujeitos casca grossa!!!! Tô fora!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tainá!

    Realmente é muito interessante saber que existem nuitos planetas girando em outras estrelas no universo. Quem pode saber os mistérios que têm neles? De fato, Astronomia é muito fascinante!

    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Tainá, como vai?

    Além desta informação nova (para mim), também me chamou a atenção o título da postagem: "alienígena". Sabe, esta semana mesmo estava vendo uns vídeos no youtube sobre ovnis filmados pela NASA no espaço. Muito intreigante não? Ao mesmo tempo que seria bem mais natural. Ficamos alienados porque tais informações não chegam até a gente, mas, até quando será que vão esconder a comprovação de vida alienígena de nós, terráqueos?

    Já ouviu falar do "buraco de minhoca"? Talvez seja uma das formas de transporte utilizadas. Mas pode haver outros desconhecidos de nós.

    O planeta Gliese fica cerca de 20 anos-luz da Terra, e foi eleito como "habitável"; será que este também seria?

    O amigo Valdir é o cara mais diplomático e mais incentivador que conheço, sempredando a maior força. Vejo sempre os comentários que faz a respeito de seu blog. Só tenho a parabenizá-la pelo ótimo trabalho.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir