sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Astronautas falham ao tentar instalar novo distribuidor elétrico na ISS

Dupla tentou, sem sucesso, substituir peça para evitar falha de energia.
Tarefa deve ficar pendente para a próxima missão à estação espacial.


A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide não conseguiram instalar um novo distribuidor elétrico na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em substituição a outro que está estragado, durante a expedição espacial realizada na quinta-feira (30).
Os astronautas conseguiram retirar e armazenar a peça estragada, mas tiveram dificuldades para fixar a nova em uma das principais vigas da ISS, que está em órbita a 380 quilômetros da Terra.
A estação tem quatro quadros elétricos que distribuem eletricidade a seus canais de energia. A peça retirada começou a dar problemas em outubro de 2011 e, apesar de não ter deixado de funcionar totalmente, não operava em plena capacidade. Por essa razão, os especialistas da agência espacial americana (Nasa) temiam que ela falhasse a qualquer momento, e a partir daí, decidiram substituí-la.
ISS (Foto: HO/Nasa TV/AFP)
Japonês Akihiko Hoshide aparece à direita, na ponta do braço robótico Canadarm2 (Foto: HO/Nasa TV/AFP)
No entanto, apesar das mais de 8 horas em que os astronautas estiveram no espaço, não conseguiram fixar a nova peça, que ficará como tarefa pendente para a próxima missão espacial realizada pela tripulação da ISS, assim como a substituição de uma câmara no braço robótico canadense Canadarm2.
"Infelizmente, não completamos todas as nossas tarefas", informou o diretor do programa da Nasa na ISS, Michael Suffredini, em videoconferência após concluir a missão.
Suffredinni destacou o "excelente trabalho" de toda a equipe e explicou que a agência está avaliando se há tempo para programar outra caminhada espacial para os membros da expedição 32, decisão a ser tomada nas próximas semanas.
A Nasa diz que esse contratempo não deve, de fato, atingir a eletricidade da estação, já que o grupo conta com recursos suficientes para distribuir e compartilhar a energia de forma equilibrada.
Os astronautas cumpriram com sucesso a segunda das principais tarefas previstas para quinta-feira, que era a conexão de dois cabos para receber um novo módulo de laboratório russo no ano que vem.
A missão, que tinha previsão de durar 6h30, prolongou-se por conta do imprevisto e foi a terceira mais longa da história, com 8h56.
Essa foi a quinta expedição espacial para Williams, que completou 37 horas e 34 minutos em atividades extraveiculares, enquanto o astronauta japonês era estreante.
Os dois completaram a missão 164 em apoio aos trabalhos de montagem e manutenção do laboratório espacial, um projeto de mais de R$ 200 bilhões no qual trabalham mais de 12 países.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/astronautas-falham-ao-tentar-instalar-novo-distribuidor-eletrico-na-iss.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário