quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Curiosity segue viagem por Marte e deixa assinatura em código Morse

Robô vai rodar 400 metros em sua primeira grande exploração.
Ao fim da viagem, veículo deve coletar amostras de solo marciano.

O robô Curiosity, da Nasa, iniciou nesta quarta-feira (29) sua primeira grande exploração da superfície de Marte. O veículo de US$ 2,5 bilhões, que pousou em 6 de agosto, vai se dirigir em para o leste do planeta vermelho por cerca de 400 metros.
Quando chegar ao destino, deve utilizar sua broca pela primeira vez e colher amostras de rocha marciana para análise. Em uma atualização da missão, a Nasa informou que o Curiosity fará uma pausa de cerca de um dia antes de voltar a se deslocar para o leste de Marte.
Na terça, o veículo tinha se movido por 16 metros, em seu terceiro deslocamento, mais longo do que os dois primeiros combinados.
Enquanto se desloca, o Curiosity deixa no solo marcas de suas rodas, que contêm uma assinatura em código Morse -- combinação de sinais curtos e longos usados inicialmente para transmissões à distância. As rodas têm pequenos furos, que marcam no solo as letras JPL, sigla em inglês do Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa, responsável pelo projeto.
No alto da imagem, uma legenda incluída pela Nasa destaca os sinais das letras JPL (Foto: NASA/JPL-Caltech)
No alto da imagem, uma legenda incluída pela Nasa destaca os sinais das letras JPL (Foto: NASA/JPL-Caltech)

"Este percurso realmente inicia nossa jornada rumo ao primeiro grande destino, (a região de) Glenelg", explicou o gerente da missão, Arthur Amador, do JPL, que fica em Pasadena, no estado da Califórnia.
"É ótimo ver solo marciano em nossas rodas. O deslocamento foi muito bem, conforme planejaram os desenvolvedores do robô", acrescentou.
Glenelg é uma região onde se encontram três tipos de terreno e os especialistas da Nasa esperam que o Curiosity encontre ali a primeira rocha para perfuração e análise.
"Estamos a caminho, embora Glenelg ainda esteja distante muitas semanas", disse o cientista do Curiosity, John Grotzinger. "Planejamos parar por apenas um dia no local aonde chegamos, mas na próxima semana faremos uma parada maior", acrescentou.
Durante esta parada mais longa, especialistas da Nasa planejam testar o braço mecânico e os instrumentos na extremidade do braço do Curiosity.
À direita da imagem, é possível ver os furos que marcam a assinatura do JPL (Foto: NASA/JPL-Caltech)
À direita da imagem, é possível ver os furos que marcam a assinatura do JPL (Foto: NASA/JPL-Caltech)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/curiosity-segue-viagem-por-marte-e-deixa-assinatura-em-codigo-morse.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário