sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Índia planeja missão espacial para enviar satélite a Marte em 2013

Após aprovação, foguete deve ser lançado da costa sudeste do país.
Cientistas esperam que o satélite orbite a menos de 100 km do planeta.


A Índia planeja enviar em 2013 um satélite para Marte, juntando-se a um pequeno grupo de países que já exploram o planeta vermelho, disse nesta sexta-feira (3) um cientista do governo local.
O foguete que levará a nave espacial não tripulada deve ser lançado da costa sudeste da Índia, deixando o satélite no espaço profundo. O equipamento, então, atingirá a órbita marciana, devendo ficar a menos de 100 km acima do planeta, segundo o cientista, que pediu para não ser identificado porque o projeto está aguardando aprovação final.
Um porta-voz da Organização de Pesquisa Espacial Indiana (Isro), com base na cidade de Bangalore, não confirmou a missão, mas fez um comentário geral sobre as ambições do programa espacial do país.
"Depois da Lua, a atenção mundial está focada em descobrir se há pontos habitáveis em Marte", disse Deviprasad Karnik, da Isro.
O gabinete federal da Índia deve em breve aprovar a missão, segundo relatos divulgados na mídia esta semana, que disseram que o programa deve custar mais de R$ 160 milhões.
Nesta segunda-feira (6), à 1h31 (horário de Brasília), os EUA devem pousar em Marte a sonda Curiosity, da Nasa. O robô de mais de R$ 5 bilhões aterrissará perto de uma cratera que pode abrigar ambientes favoráveis à vida.
Curiosity bird (Foto: Nasa/JPL-Caltech )
Concepção artística da sonda Curiosity em Marte faz brincadeira com 'pássaro astronauta'. Missão da Nasa tem feito ampla divulgação no Twitter, Facebook, Google+ e outras redes sociais (Foto: Nasa/JPL-Caltech )

No ano passado, uma sonda chinesa russa falhou em uma tentativa de enviar um satélite a Marte.
O plano da Índia tem atraído muitas críticas, porque o país sofre com altos níveis de desnutrição e falta de energia. Mas o governo da Índia vem argumentando que a tecnologia desenvolvida em seu programa espacial tem aplicações práticas na vida cotidiana.
O programa indiano de exploração espacial começou em 1962. Quatro anos atrás, o satélite Chandrayaan encontrou evidências de água na Lua. O país está agora estudando pousar, em 2014, um veículo com rodas no nosso satélite.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/india-planeja-missao-espacial-para-enviar-satelite-marte-em-2013.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário