quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nasa divulga fotos coloridas e em alta resolução feitas por robô em Marte

Curiosity captou 130 imagens na tarde de quarta (8), que foram unidas.
Manchas cinza no chão revelam rastro deixado por foguete na descida.


A agência espacial americana (Nasa) divulgou na tarde desta quinta-feira (9) imagens coloridas e em alta resolução de Marte, feitas pelo robô Curiosity, que está no planeta vermelho desde segunda-feira (6). Anteriormente, já haviam sido liberadas fotos em 360º, mas em preto e branco e baixa definição.
O novo panorama foi montado a partir de 130 imagens quase tão pequenas como uma foto 3x4 (144 por 144 pixels), captadas no fim da tarde de quarta-feira por uma câmera de navegação (Navcam) de apenas 34 mm, localizada no mastro do veículo.
Abaixo, você vê a foto em cores e alta resolução, nas imediações da Cratera Gale, ao sul do equador marciano, onde o jipe pousou para procurar componentes orgânicos favoráveis à vida.
A imagem revela tons de marrom avermelhado ao redor das dunas, o que pode ser um indício de diferentes texturas ou materiais.
Marte colorido alta resolução (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
Montagem de fotos colorida e em alta resolução é divulgada pela Nasa (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
As manchas acinzentadas que aparecem no chão podem ser efeito dos motores usados pelo módulo de descida do robô. A imagem foi clareada – assim como as demais – porque Marte recebe apenas metade da luz da Terra, proveniente do Sol.
Marte colorida (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
Rastros de cor cinza foram deixados pelo foguete durante pouso, na segunda (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)

A imagem acima é um recorte do panorama feito pelo Curiosity e mostra com mais detalhes os rastros deixados pelos motores do foguete na hora da chegada.
A missão do jipe se destinará ao Monte Sharp, que pode ser avistado a distância, à esquerda.
Abaixo, aparece uma nova imagem em preto e branco publicada pela Nasa, que mostra alguns detalhes do Curiosity e de Marte ao fundo.
Curiosity PB (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Curiosity é flagrado em atividade, em foto preto e branco, por uma de suas câmeras (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Para ver mais fotos de Marte divulgadas pela agência espacial americana, confira a galeria. Quem quiser acompanhar as aventuras do jipe-robô pelo planeta vermelho, há o site da missão e também o da Nasa. Nas redes sociais, os responsáveis pelo projeto também têm feito atualizações no Facebook e no Twitter.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/nasa-divulga-fotos-coloridas-e-em-alta-resolucao-feitas-por-robo-em-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário