quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nasa divulga imagem detalhada do local de pouso do robô Curiosity

Foto em alta resolução mostra características da geologia da superfície.
Cores foram alteradas para destacar diferenças nas formações do planeta.


Uma ampla imagem em alta resolução de Marte, obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da agência espacial americana (Nasa), mostra o local exato do pouso do robô Curiosity, no dia 6. O registro foi feito há três dias.
O jipe aterrissou na Cratera Gale, ao sul do equador do planeta vermelho, e mais abaixo fica o Monte Sharp, que tem cerca de 5 km de altura.
As cores foram alteradas para destacar as diferenças na composição da superfície marciana. Uma área de dunas pode ser vista em tonalidades profundas de azul – que na realidade são cinza. Montes e planaltos também fazem parte do terreno ao redor do Monte Sharp.

Curiosity aparece em destaque, no topo da imagem (Foto: Nasa/JPL-Caltech/University of Arizona/Reuters)

O Curiosity aparece no topo da imagem, como um objeto circular e azul. Ele está a cerca de 300 metros da parte inferior da foto, que foi bastante ampliada.
Abaixo, está a Cratera Gale, que tem aproximadamente o tamanho dos estados americanos de Connecticut e Rhode Island juntos.

Cratera Gale Curiosity Marte (Foto: Nasa/AP)
Cratera Gale, onde o robô, pousou, tem o tamanho de dois estads americanos juntos (Foto: Nasa/AP)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/nasa-divulga-imagem-detalhada-do-local-de-pouso-do-robo-curiosity.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário