quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Robô Curiosity capta a primeira imagem panorâmica de Marte

Fotos em 360° mostram que planeta parece deserto de Mojave, nos EUA.
Jipe da Nasa também tirou um 'autorretrato', com uma câmera no mastro.


Após fazer fotos coloridas e até em 3D, o robô Curiosity registrou uma imagem panorâmica de Marte e também um "autorretrato" seu, em preto e branco.
O jipe pousou no planeta vermelho na segunda-feira (6) e deve ficar por lá pelo menos dois anos, em busca de evidências favoráveis à vida.
As câmeras de navegação do veículo, chamadas Navcams e localizadas no mastro, captaram uma imagem em 360° (abaixo) – com uma "colagem" de frames em baixa resolução e dois em alta, no centro – das redondezas da Cratera Gale, que tem o tamanho dos estados americanos de Connecticut e Rhode Island juntos e foi onde o Curiosity aterrissou, ao sul do equador marciano.
Observações feitas em órbita identificaram argila e sulfato dentro desse buraco gigante, o que aponta para um passado com presença de água.
Curiosity panorama Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Junção de várias imagens feitas pelo Curiosity forma panorama de 360° de Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

O autorretrato visto de cima, na foto abaixo, também está em baixa definição. Algumas das 17 câmeras do Curiosity são coloridas e, em breve, vão enviar informações à Terra.
Curiosity autorretrato (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Câmera de navegação no mastro do Curiosity fez 'autorretrato' em baixa resolução (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Já outras duas imagens do terreno marciano estão em alta resolução, com detalhes do solo árido e das montanhas que cercam o planeta – paisagem parecida com o deserto de Mojave, na Califórnia. Ao fundo da foto abaixo, está uma cadeia de montanhas.
Curiosity alta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Imagem definida mostra o solo de Marte, parecido com deserto de Mojave, nos EUA (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Neste outro registro, aparece a sombra do Curiosity no chão. Ambos revelam uma base rochosa, com bastante erosão e pequenas pedras formando uma camada de "pavimento".

Curiosity sombra (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Sombra do Curiosity surge no chão nesta foto em alta resolução tirada pelo robô (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Ao todo, o Curiosity leva consigo dez instrumentos científicos, com uma carga 15 vezes maior que os veículos Spirit e Opportunity, que estão em Marte desde 2004 – o primeiro foi desativado em 2010 e o segundo se concentra em procurar água.
Um dos instrumentos do novo jipe-robô funciona a laser e serve para analisar, a distância, a composição química das rochas. Além disso, uma broca e uma colher no braço dele vão ajudá-lo a recolher amostras, peneirá-las e avaliá-las no laboratório em seu interior.
Por conter todo esse kit científico, o Curiosity é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado que seus antecessores.
estatico curiosity (Foto: Arte/G1)

Para ver mais fotos de Marte divulgadas pela agência espacial americana, confira a galeria. Quem quiser acompanhar as aventuras do jipe-robô pelo planeta vermelho, há o site da missão e também o da Nasa. Nas redes sociais, os responsáveis pelo projeto também têm feito atualizações no Facebook e no Twitter.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/robo-curiosity-capta-primeiras-imagens-panoramicas-de-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário