quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Robô explorador de Marte, Curiosity ganha versões de brinquedo



Engenheiro da Nasa criou modelo do jipe usando 311 peças de Lego.
Empresa prevê lançar versão Hot Wheels do Curiosity em setembro.


Curiosity na versão Lego, montado por engenheiro mecânico que trabalha na Nasa (Foto: Stephen Pakbaz/Divulgação)
Veículo na versão Lego, montado por engenheiro mecânico que trabalhou no projeto original do Curiosity, que chegou a Marte no dia 6 e deve ficar pelo menos dois anos no planeta (Foto: Stephen Pakbaz/Divulgação)

jipe-robô Curiosity, enviado para explorar o planeta Marte pela agência espacial americana (Nasa) na última semana, no dia 6 de agosto, têm despertado a atenção de fãs pelo mundo todo. Versões de brinquedo do veículo estão se tornando febre na internet, como um modelo Lego projetado por um engenheiro e outro baseado nos brinquedos Hot Wheels, da empresa Mattel.
A versão Lego foi criada pelo engenheiro mecânico Stephen Pakbaz, que atuou no projeto do verdadeiro Curiosity, no Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial americana (Nasa).
Fã de exploração espacial, Pakbaz publicou um guia para quem quiser montar seu próprio Curiosity de Lego. O documento é gratuito e deve servir mais para propósitos educacionais do que de diversão, segundo diz o engenheiro em seu site.
O modelo é feito com 311 peças encaixadas, segundo o engenheiro. Ele detalha, em seu site, as peças necessárias para montar o Curiosity, e afirma que Lego é seu grande hobby. Ele diz ter tentado criar "um modelo que fosse o mais fiel possível ao veículo em termos de detalhes, funções mecânicas e precisão, mantendo preço e tamanho acessível".
Pakbaz criou o modelo Lego para "encorajar o público a apoiar integralmente a exploração espacial e o desenvolvimento tecnológico", segundo relata em seu site.
O protótipo do Curiosity Lego foi divulgado na internet em novembro de 2011, e vem recebendo atualizações constantes. A última vez que o engenheiro modificou o modelo foi no dia 10 de agosto, de acordo com seu site.
Modelo da Curiosity da Hot Wheels, que deve ser enviado às lojas em setembro (Foto: Mattel/Divulgação)
Modelo da Curiosity da Hot Wheels, que deve ir
às lojas em setembro (Foto: Mattel/Divulgação)

Hot WheelsJá a empresa Mattel, responsável pela linha de brinquedos Hot Wheels, divulgou imagens de sua miniatura do jipe Curiosity.
A previsão é que os carrinhos sejam enviados às lojas dos EUA em setembro, de acordo com sites especializados em brinquedos deste gênero.

Não é a primeira vez que a empresa produz miniaturas de aparelhos da Nasa. Há 15 anos, a Mattel criou uma réplica do Sojourner, veículo que fez parte da missão Mars Pathfinder, que também explorou o solo marciano.
Curiosity Hot Wheels Mattel Marte (Foto: Mattel/Divulgação)
Versão da Hot Wheels para o jipe-robô Curiosity deve atrair crianças e fãs de ciência (Foto: Mattel/Divulgação)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/robo-explorador-de-marte-curiosity-ganha-versoes-de-brinquedo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário