terça-feira, 7 de agosto de 2012

Satélite europeu faz primeira imagem da Terra após lançamento em julho

Registro sobre a África ocorreu às 6h45 da manhã desta terça-feira (7).
MSG-3 faz parte de série de modelos para observação meteorológica.


O satélite MSG-3, da Agência Espacial Europeia (ESA), registrou nesta terça-feira, às 6h45 da manhã pelo horário de Brasília, sua primeira imagem da Terra.
O equipamento foi lançado no dia 5 de julho e faz parte de uma série de modelos que têm colocado a Europa na liderança mundial de meteorologia por satélite.
O MSG-3 apresenta um instrumento que capta luz visível e também infravermelha. Ele deve assumir as operações em breve, após seis meses de testes para verificar se está tudo funcionando bem.
Terra (Foto: Eumetsat/ESA)
Imagem da Terra sobre a África foi feita às 6h45 da manhã desta terça-feira (7) (Foto: Eumetsat/ESA)

O MSG-3 é o terceiro de uma série de satélites introduzida em 2002 e fabricada em Cannes, na França. Ele oferece uma cobertura que vai da Europa até a África e capta rapidamente imagens de tempestades e nevoeiros, por exemplo. Para acompanhar o desenvolvimento das nuvens, o aparelho "varre" a região a cada 15 minutos, em 12 tipos diferentes de comprimentos de onda.
A ESA ficou encarregada do lançamento e dos procedimentos iniciais do MSG-3 em órbita. No dia 16 de julho, porém, a agência passou o comando para a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat).
A imagem acima é, portanto, uma parceria da ESA, da Eumetsat e da indústria espacial europeia. O projeto tem o envolvimento de 13 dos 19 países-membros da agência.
O último satélite da série, o MSG-4, está previsto para ser lançado em 2015.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/satelite-europeu-faz-primeira-imagem-da-terra-apos-lancamento-em-julho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário