sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sonda europeia vai ajudar robô Curiosity a pousar em Marte

Mars Express vai dar assistência ao robô na chegada ao planeta vermelho.
Aterrissagem será na madrugada desta segunda (6), no horário de Brasília.


A sonda espacial europeia Mars Express, um dos três orbitadores de Marte, vai prestar assistência à agência espacial americana (Nasa) durante a delicada chegada do robô Curiosity, prevista para a madrugada desta segunda-feira (6), no horário de Brasília, explicou nesta sexta-feira (3) Michel Denis, encarregado das operações de voo.
A sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) orientará as antenas da sonda para a trajetória da nave espacial Mars Science Laboratory (MSL), que transporta a Curiosity, cuja missão de dois anos buscará analisar a composição orgânica das rochas à procura de sinais de vida microscópica.
Marte Curiosity (Foto: Reuters/Nasa/JPL-Caltech)
Concepção artística mostra como será chegada a Marte da nave Mars Science Laboratory, que transporta o robô Curiosity, cuja missão é passar 2 anos no planeta em busca de vida (Foto: Reuters/Nasa/JPL-Caltech)

A Mars Express poderá, assim, seguir a MSL durante 20 minutos antes de entrar na atmosfera marciana e atravessá-la até praticamente tocar o solo marciano, disse Michel Denis em entrevista à AFP.
A Mars Express gravará um sinal de rádio indicando como transcorre a "aterrissagem", completando assim os dados coletados pelos dois orbitadores americanos de Marte: o Mars Odyssey e o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).
Assim que a Curiosity pousar, o sinal captado pela Mars Express será enviado à Terra. Se tudo sair bem, as informações registradas pela Mars Express permitirão aos cientistas aprofundar seus conhecimentos sobre a atmosfera do planeta vermelho.
Se a operação de alto risco fracassar, os dados registrados permitirão analisar as causas e melhorar a preparação de futuras missões.

Marte Curiosity 2 (Foto: Robyn Beck/AFP)
Engenheiros James Wong e Errin Dalshaug examinam o robô Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia, nesta quinta-feira (2), dias antes da missão (Foto: Robyn Beck/AFP)
Em todo caso, a fase crítica de 7 minutos de descida, após a entrada na atmosfera da MSL, terminará antes que os sinais que indicam a entrada da nave na atmosfera cheguem à Terra. De fato, são necessários quase 14 minutos para que um sinal proveniente de Marte chegue até nós.
Assim, quando o suspense estiver no auge para os encarregados da Nasa em Pasadena, na Califórnia, "os marcianos já saberão o final do filme", brincou Denis.
A rede de antenas de solo da ESA também estará pronta para proporcionar "funções de emergência" em caso de avaria da rede de acompanhamento no espaço da Nasa, reportou a agência em comunicado.
Finalmente, uma vez que a Curiosity estiver na superfície de Marte, a Mars Express servirá como uma opção adicional, em caso de problemas ou insuficiência dos orbitadores americanos, tornando-se assim um "serviço de assistência europeia", acrescentou o texto.
Da mesma forma, no final de 2003, quando o Beagle 2, pequeno robô lançado pela sonda europeia Mars Express, perdeu contato antes de tocar o solo marciano, os orbitadores ao redor de Marte tinham dado apoio à ESA.
Para Denis, esse esforço conjunto demonstra que "temos ao redor de Marte a primeira rede interplanetária e interagências". A "velha" sonda Mars Express, em funcionamento desde 2004, "é um dos pontos de enlace entre a Terra e os elementos que aterrissaram ou vão aterrissar em Marte", destacou o encarregado das operações.
Concebida para durar um ano marciano ou dois anos terrestres, a Mars Express está "ainda em bom estado", afirmou Denis, que espera que a sonda funcione até 2018 ou 2020, tempo necessário para que outra missão europeia chegue ao planeta vermelho.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/sonda-europeia-vai-ajudar-robo-curiosity-pousar-em-marte.html

2 comentários:

  1. Olá Tainá. Parabéns pelo trabalho de divulgar aqui estas notícias tão interessantes. Apenas uma correção, que pelo que vi também foi uma falha no artigo do G1 que você usou como fonte. No trecho
    "[...]De fato, são necessários quase 14 segundos para que um sinal proveniente de Marte chegue até nós.[...]", na verdade são 14 minutos, e não 14 segundos.

    Espero que seu sonho de se tornar astrônoma se realize.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por ter me avisado desse pequeno erro,e fico feliz por esta gostando do blog.....

    ResponderExcluir