quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Telescópio detecta buracos negros e galáxias que estavam 'escondidos'



Bom na hora em que vi essa noticia sobre os buracos negros logo lembrei do meu amigo Francisco Valdir,que tem sua teoria sobre os buracos negros(http://astronomianaitaa.blogspot.com.br/p/sua-teoria-aqui.html).

Missão da Nasa está conseguindo enxergar o Universo de forma inédita, captando comprimentos de ondas ligados ao calor dos astros.


Um telescópio especial detectou milhões de buracos negros supermaciços e galáxias com temperaturas extremamente altas, que estavam "escondidos" atrás de uma nuvem de poeira interestelar.
O telescópio Wide-Field Infrared Survey Explorer (Wise), da agência espacial americana (Nasa), conseguiu captar comprimentos de ondas ligados ao calor dos astros, o que fez com que se conseguisse enxergar e mapear pela primeira vez alguns dos objetos mais iluminados do Universo.
Buraco negro (Foto: Nasa/JPL-Caltech/UCLA)
Imagem feita pelo telescópio Wise, da Nasa, mostra cerca de mil objetos que até então não eram vistos no Universo e podem ajudar a entender como buracos negros se formam (Foto: Nasa/JPL-Caltech/UCLA)
A expectativa dos cientistas é de que a descoberta os ajude a entender como as galáxias e buracos negros se formam.

Buraco negro (Foto: Nasa/JPL-Caltech/UCLA)
Imagem mostra detalhes do que foi captado pelo
telescópio Wise (Foto: Nasa/JPL-Caltech/UCLA)
'Caçador de buracos negros'
Os astrônomos já sabiam que a maioria das galáxias possui buracos negros no centro, que são "alimentados" com gases, poeira e estrelas ao seu redor. Às vezes, os buracos negros soltam energia suficiente para impedir a formação de estrelas.
A forma como astros e buracos negros evoluem juntos, no entanto, continua sendo um mistério para os cientistas. A esperança é de que os dados do telescópio Wise possibilitem novas descobertas nessa área.
O Wise tem capacidade de detectar comprimentos de onda que ficam muito além do campo de visão dos telescópios atuais. Isso permite fazer diversas descobertas inéditas na ciência. Por conta disso, o telescópio ganhou fama de "caçador de buracos negros".
"Nós encurralamos os buracos negros", diz Daniel Stern, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa e um dos autores dos três estudos que foram apresentados na quarta-feira (29).
Stern e seus colegas usaram outro telescópio (NuSTAR) para analisar os dados dos buracos negros captados pelo Wise e apresentaram as informações em um artigo que será publicado na revista científica "Astrophysical Journal".
Outros dois estudos detalham galáxias com temperaturas extremamente altas e com brilho intenso, que até recentemente não conseguiam ser detectadas. O termo em inglês para essas galáxias é "hot dust-obscured galaxies" ou hot-dogs ("cachorro-quente", em inglês).
Mais de mil galáxias já descobertas são mais de cem vezes mais brilhantes que o Sol. Os dados da missão Wise estão disponíveis ao público, para que todos os cientistas possam contribuir nas pesquisas espaciais.
Buraco negro (Foto: Nasa/ESA)
Ilustração feita por artista revela buraco negro se
'alimentando' de gás e poeira (Foto: Nasa/ESA)

Fonte:  http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/telescopio-detecta-buracos-negros-e-galaxias-que-estavam-escondidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário