quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vídeo une fotos da Nasa e mostra pouso do Curiosity em Marte

Sequência exibe aproximação do solo do ponto de vista do veículo.
Robô pousou em solo marciano no dia 6 de agosto.


Um novo vídeo colocado na última terça-feira (21) no YouTube mostra o caminho percorrido pelo robô Curiosity no seu pouso em Marte. O vídeo foi feito originalmente pela Nasa; é uma sequência de várias fotos disponibilizadas pela agência espacial americana, montada por um admirador do projeto. O pouso aconteceu nas primeiras horas do dia 6 de agosto (horário de Brasília).
A câmera está colocada no próprio Curiosity e o vídeo começa no momento em que o escudo térmico se separa da nave e cai em direção ao solo. Em seguida, é possível ver o solo se aproximando gradativamente, até que o veículo pousa. No fim, o impacto do escudo térmico é repetido com uma imagem mais aproximada.
O processo de pouso do Curiosity envolveu um paraquedas, retrofoguetes usados para frear a queda e até um guindaste que desceu o veículo lentamente – etapa que nunca havia sido testada em pousos anteriores. No vídeo, não é possível distinguir com clareza a evolução de cada etapa.



Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/video-une-fotos-da-nasa-e-mostra-pouso-do-curiosity-em-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário