quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Agência Espacial Europeia vai criar radar para detectar lixo espacial

Equipamento deve facilitar que satélites desviem desse material.
Projeto tem custo de quase R$ 10,5 milhões e será construído na França.


A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira (13) que vai construir um radar experimental para detectar fragmentos de resíduos espaciais, o que facilitará que satélites desviem deles.
O projeto "permitirá provar e validar novas técnicas para monitorar a posição dos fragmentos de lixo espacial", indicou em comunicado o responsável do programa preparatório da ESA para conhecimento do meio espacial, Nicolas Bobrinsky.
A rápida detecção e o monitoração dos fragmentos de lixo espacial vão permitir avaliar os riscos de impacto com satélites e alertar a tempo os operadores para que realizem manobras de evasão, acrescentou a ESA.
O novo radar, que contará com dois centros nos arredores de Paris, terá um custo de quase R$ 10,5 milhões e será construído pelo centro de pesquisa francês Onera, junto com outros cinco sócios industriais da Espanha, França e Suíça.
Mapa mostra quantidade de lixo espacial na órbita terrestre. (Foto: Nasa / AP Photo)
Ilustração mostra imensa quantidade de lixo espacial na órbita terrestre (Foto: Nasa/AP Photo)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/agencia-espacial-europeia-vai-fazer-radar-para-detectar-lixo-espacial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário