quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Astronauta se torna a mulher com mais horas de caminhadas espaciais

Sunita Williams superou 44 horas de operações fora da estação.
Operação desta quarta (5) trocou um distribuidor elétrico estragado.



A astronauta Sunita Williams marcou um novo recorde entre as mulheres no âmbito espacial, nesta quarta-feira (5), ao superar a marca de 40 horas de trabalho no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Agência Espacial Americana (Nasa).
Sunita, que já era a mulher com mais tempo fora do planeta, trabalhou no exterior da ISS na companhia do astronauta japonês Akihiko Hoshide. O recorde, que pertencia a Peggy Whitson, foi batido durante a terceira hora da caminhada espacial, que durou seis horas e 28 minutos. Sunita agora acumula mais de 44 horas no espaço fora da ISS, em seis operações diferentes.
Akihiko Hoshide e Sunita Williams durante a caminhada espacial desta quarta (5) (Foto: Reuters/Nasa TV/Divulgação)
Akihiko Hoshide e Sunita Williams durante a caminhada espacial desta quarta (5) (Foto: Reuters/Nasa TV/Divulgação)

Mas a caminhada espacial de Sunita Williams e Akihiko Hoshide no espaço não foi um mero passeio – pelo contrário, era de grande importância.
Na última quinta, os dois tinham passado mais de oito horas fora da ISS e não tinham conseguido substituir um distribuidor elétrico estragado. Fontes russas disseram que isso chegou a comprometer o abastecimento de energia da estação.
Na caminhada desta quarta, Williams e Hoshide conseguiram concluir o serviço com sucesso, conforme informou a Nasa. Além disso, eles aproveitaram para instalar uma câmera no braço robótico da ISS, chamado “Canadarm2”.
Assim que a tripulação atual da ISS – que é comandada pelo russo Gennady Pedalka e ainda conta com seu compatriota Serguei Revin e o americano Joe Acaba – voltar à Terra, em 16 de setembro, Sunita e tornará a comandante da estação, e permanecerá no posto até janeiro de 2013.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/astronauta-se-torna-mulher-com-mais-horas-de-caminhadas-espaciais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário