segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ISS tem problemas de abastecimento de energia elétrica, diz fonte russa

Há 5 dias, astronautas não conseguiram instalar novo distribuidor elétrico.
Alguns equipamentos científicos já foram desligados para economizar luz.


A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está com problemas de energia elétrica e funciona em regime de economia máxima, informou nesta segunda-feira (3) uma fonte do setor aeroespacial russo à agência "Interfax".
"Já que os astronautas não tiveram tempo de substituir o bloco MBSU (de distribuição de energia), a estação não recebe energia de duas baterias solares", disse a fonte.
Além disso, outra bateria não abastece a plataforma – que está em órbita a 380 quilômetros da Terra – por causa de um pico de tensão em um de seus computadores, acrescentou.
ISS (Foto: HO/Nasa TV/AFP)
Astronauta japonês Akihiko Hoshide, à dir., tentou instalar novo distribuidor elétrico (Foto: HO/Nasa TV/AFP)

Desse modo, três das oito baterias solares da ISS não estão cumprindo sua função, razão pela qual os integrantes da estação se impuseram medidas restritas de economia de energia. Os astronautas chegaram a desligar alguns equipamentos científicos.
Nesta quarta-feira (5), a astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide tentarão novamente instalar um distribuidor elétrico da ISS para substituir outro estragado, algo que não conseguiram fazer durante uma caminhada espacial na quinta-feira passada.
Os astronautas conseguiram retirar e armazenar a unidade danificada, mas tiveram dificuldade para fixar a nova em uma das principais vigas da plataforma.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/iss-tem-problemas-de-abastecimento-de-energia-eletrica-diz-fonte-russa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário