terça-feira, 18 de setembro de 2012

Luzes da aurora boreal são vistas sob camada de gelo no Ártico

Fotógrafo irlandês captou imagens em viagem com a família e amigo.
Fenômeno é causado por interação do Sol com campo magnético da Terra.


A aurora boreal é um dos fenômenos mais fotografados da natureza, mas desta vez as chamadas "Luzes do Norte" – causadas pelo impacto de explosões solares e poeira espacial com o campo magnético da Terra – foram vistas sob uma espessa camada de gelo no Círculo Polar Ártico. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".
As imagens foram captadas pelo fotógrafo irlandês George Karbus, de 33 anos, que conseguiu registrar a silhueta de um mergulhador amigo dele.
Aurora boreal (Foto: Daily Mail/Reprodução)
Sob o gelo do Ártico, luzes coloridas aparecem como uma grande bolha verde (Foto: Daily Mail/Reprodução)
Para isso, Karbus, a namorada e o amigo abriram um buraco de 30 centímetros de espessura no gelo e entraram na água, a uma temperatura de -2° C. O trio nadou por cerca de 45 minutos e foi a uma profundidade de seis metros.
Segundo o fotógrafo, as luzes mudavam o tempo todo e eram muito intensas. Com todo esse espetáculo, ele disse que sentiu vontade de chorar, dançar e gritar ao mesmo tempo.
O irlandês passou dez dias no local, também com o filho de 3 anos, para pesquisar baleias belugas. Ele começou a praticar mergulho livre há oito anos, como uma maneira de flagrar baleias e golfinhos de perto.


Fonte:  http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/09/luzes-da-aurora-boreal-sao-vistas-sob-camada-de-gelo-no-artico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário