quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Rastro do Curiosity em Marte pode ser visto do espaço

Ponto no centro da foto é onde o Curiosity pousou. A partir dali, ele partiu até a posição atual, à direita da foto, deixando seu rastro (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona)
Rastros do Curiosity são vistos do espaço
(Foto: Nasa/ JPL-Caltech/Universidade do Arizona)

Nasa divulgou novas fotos da missão de exploração ao planeta vermelho.
Pouso do robô completa um mês nesta quinta (6).

Os rastros deixados pelo robô Curiosity no solo marciano já podem ser vistos do espaço. A Nasa divulgou nesta quinta-feira (6) novas fotos relativas à missão, que foram tiradas tanto por satélites posicionados na órbita de Marte quanto pelo próprio robô.
Nesta semana, o robô percorreu uma distância de 30,5 metros – exatamente 100 pés, medida usada nos Estados Unidos – em sua rota mais longa até o momento. Nos próximos dias, o robô fica parado, enquanto a Nasa faz testes no braço robótico e nos instrumentos científicos.
Nesta quinta, o robô completa um mês exato desde o seu pouso no planeta vermelho. A distância total que ele já percorreu até o momento é de 109 metros.
Na foto feita pelo Mars Reconnaissance Orbiter, um satélite da Nasa que monitora a superfície marciana, o rastro do Curiosity é claramente visível. Os pontos mais escuros no centro da imagem são o ponto de pouso do robô. A partir dali, ele partiu até a posição atual, à direita da foto, deixando seu rastro pelo caminho.
As fotos abaixo também foram divulgadas nesta quinta. A primeira mostra o rastro do Curiosity registrado pelo próprio robô. Na segunda, uma câmera posicionada no mastro central tirou uma fotografia de alta resolução do braço robótico, onde fica outra câmera.
Rastro do Curiosity em Marte, registrado pelo próprio robô (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Rastro do Curiosity em Marte, registrado pelo próprio robô (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Foto em alta resolução do braço do Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Foto em alta resolução do braço do Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/rastro-do-curiosity-em-marte-pode-ser-visto-do-espaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário