terça-feira, 25 de setembro de 2012

Robô Curiosity conclui primeira observação de rocha marciana

Objeto foi usado para calibrar instrumentos de medição do robô.
Pedra chamou atenção pelo formato de pirâmide.



Imagem fechada da pedra Jake Matijovic, em Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
Imagem em detalhes da pedra Jake Matijovic, em Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
O robô Curiosity, da Nasa, concluiu sua primeira observação de uma rocha marciana. A agência espacial americana divulgou uma nova imagem da pedra, uma combinação de fotos tiradas de três posições diferentes.
As fotos foram feitas no domingo (23), a distâncias de 25 centímetros – imagem completa –, 5 centímetros – quadro branco maior – e 2,5 centímetros – quadro branco menor.
A primeira imagem da pedra tinha sido divulgada na semana passada, e chamou atenção pelo formato de pirâmide. A rocha recebeu o nome de Jake Matijevic, em homenagem a um integrante da equipe do Curiosity que faleceu em 20 de agosto.
A rocha foi usada como uma forma de calibrar dois dos principais instrumentos do Curiosity – a ChemCam e a APXS. Os dois equipamentos têm como função analisar minerais presentes em Marte para determinar sua composição.
O robô pousou no planeta vermelho no início de agosto e tem como objetivo descobrir se o local já abrigou condições para ter vida em algum momento.

Pirâmide Nasa Curiosity Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Foto da pedra Jake Matijovic feita à distância, divulgada na semana passada (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/robo-curiosity-conclui-primeira-observacao-de-rocha-marciana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário