quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sonda Dawn deixa órbita de asteroide e segue viagem pelo Sistema Solar

Nave lançada pela Nasa em 2007 estuda a formação do nosso sistema.
Próximo alvo é o planeta-anão Ceres, que deve ser alcançado em 2015.


Depois de mais de um ano explorando o asteroide gigante Vesta, a sonda Dawn, na Nasa, seguiu viagem nesta quarta-feira (5) para um novo destino. No começo de 2015, ela deve alcançar o planeta-anão Ceres e dar início a uma nova etapa da missão.

A manobra foi feita durante a madrugada, mas o sucesso da operação só foi confirmado pela Nasa durante a tarde (horário de Brasília).
Vesta e Ceres são os dois maiores corpos celestes do principal cinturão de asteroides do Sistema Solar, localizado entre Marte e Júpiter. A Dawn foi lançada em 2007 e vai percorrer um total de mais de 5 bilhões de quilômetros ao longo de suas explorações.
Desde julho de 2011 na órbita de Vesta, a sonda trouxe informações importantes sobre o corpo celeste. Tanto que, em maio de 2012, uma equipe de cientistas chegou à conclusão de que ele não deveria mais ser chamado de asteroide, mas sim de “protoplaneta” ou “planeta interrompido”.
Com os dados da Dawn, pesquisadores concluíram ainda que o núcleo de Vesta é formado por ferro, e que ele foi atingido por dois impactos “colossais” nos últimos 2 bilhões de anos.
O objetivo da Nasa ao lançar uma missão para Vesta e Ceres é estudar a formação do Sistema Solar. O cinturão de asteroides do qual os dois fazem parte do sistema desde a sua formação.
Para deixar a órbita de Vesta e partir em direção a Ceres, a Dawn vai ativar seus propulsores de íons. Esses pequenos motores, com 30 cm de largura, não são tão potentes quanto os convencionais, mas conseguem manter o impulso durante meses.
Ilustração da Dawn chegando a Vesta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Ilustração da Dawn chegando a Vesta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/sonda-dawn-deixa-orbita-de-asteroide-e-segue-viagem-pelo-sistema-solar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário