quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Agências russa e europeia vão lançar sonda e robô a Marte em 2016 e 2018

Sonda deve se concentrar na exploração da atmosfera e dos gases estufa.
Robô vai ver sinais de vida e testar tecnologias para viagem de ida e volta.


As agências espaciais russa e europeia pretendem lançar em conjunto, em 2016 e 2018, uma sonda e um robô motorizado para explorar Marte, informou nesta quinta-feira (4) o Instituto de Pesquisa Espacial (IIE) da Rússia.
A sonda do projeto ExoMars deverá se concentrar na exploração da atmosfera do planeta vermelho, em particular os gases estufa. Já o robô deve buscar sinais favoráveis à vida e testar as tecnologias necessárias para uma viagem de ida e volta.
"Em 2018, a Rússia não só garantirá o lançamento do aparelho, mas também todos os instrumentos técnicos e científicos", afirmou Lev Zelenni, diretor do instituto, que pertence à Academia de Ciências da Rússia. O cientista também explicou que em 2018 "a aterrissagem em Marte (do robô motorizado europeu Pasteur) será efetuada com métodos russos".

Curiosity Monte Sharp (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
Atualmente, robô Curiosity, da Nasa, está em Marte para missão de 2 anos (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)

Segundo Zelenni, até a data prevista, a agência espacial Roscosmos já deverá ter construído uma plataforma para pouso no planeta vermelho. Além disso, o cientista adiantou que o financiamento do projeto europeu já foi aprovado pelo governo russo e, em breve, a Roscosmos e o IIE assinarão o convênio correspondente.
O porta-voz do IIE, Yuri Zaitsev, acrescentou que a Roscosmos contribuirá com a missão com aparelhos como espectrômetros de raios infravermelhos ACS e um espectrômetro de nêutrons Frend.
Outro especialista do IIE, Igor Mitrofanov, assegurou que há vários milhões de anos Marte não era muito diferente da Terra, já que em sua superfície havia rios e lagos. Os cientistas russos consideram que, uma vez que o planeta vermelho perdeu seu campo magnético por causa da pouca massa, o vento solar acabou evaporando toda a água.
A Roscosmos decidiu cooperar ativamente com a Agência Espacial Europeia (ESA) após a agência espacial americana (Nasa) abandonar o projeto por motivos financeiros. Em 2009, a Nasa e a ESA assinaram um acordo para compartilhar os custos de uma missão em duas partes a Marte.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/agencias-russa-e-europeia-vao-lancar-sonda-e-robo-marte-em-2016-e-2018.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário