terça-feira, 2 de outubro de 2012

Estação espacial pode ter missão de um ano de duração a partir de 2015

Países chegaram a acordo sobre expedição mais longa na ISS.
Período de permanência normalmente é de seis meses.



A primeira missão de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) deve começar em março de 2015, após acordo entre os países proprietários do complexo orbital, que antes mantinham astronautas por seis meses no local, disse o diretor da agência espacial russa nesta terça-feira (2).
O responsável por voos tripulados russos da estatal Roscosmos, Alexei Krasnov, disse que a decisão foi tomada nesta semana em Nápoles, na Itália, pelos participantes do Congresso Astronáutico Internacional.
A expedição com dois membros, um da Rússia e outro dos Estados Unidos, será um primeiro teste, e o resultado vai determinar se todas as missões serão ampliadas para um ano, segundo ele.
"A decisão fundamental foi tomada, só as formalidades restam a ser negociadas. Até agora, estamos falando de uma só missão", disse Krasnov à agência de notícias RIA. "Caso se prove efetiva, poderemos discutir com os países parceiros uma transição permanente dos voos de meio ano para voos de um ano."
Atualmente, a Rússia é o único país que realiza voos tripulados para a Estação, dando "caronas" pagas a astronautas de outras nações.
A Estação Espacial Interncional (ISS) em foto de maio de 2011 (Foto: Nasa)
Estação Espacial Internacional (ISS)  (Foto: Nasa)


Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/estacao-espacial-pode-ter-missao-de-um-ano-de-duracao-partir-de-2015.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário