sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Meteorito que caiu sobre a Terra tem traços da atmosfera marciana

Objeto foi achado no deserto do Marrocos, no ano passado.
Rocha ainda traz evidência de água, mas não de vida marciana.


Estudo publicado na revista “Science” nesta quinta-feira (11) traz novos dados sobre um meteorito oriundo de Marte que caiu no deserto do Marrocos há 14 meses. A pedra vulcânica Tissint tem traços da atmosfera marciana em suas rachaduras.
Uma das conclusões dos cientistas é que a pedra traz sinais de intemperismo causado por água no planeta vizinho. No entanto, a rocha não permite concluir que essa água tenha servido de suporte para qualquer forma de vida, já que foi submetida a temperaturas altíssimas, o que eliminaria qualquer rastro de micróbio que pudesse haver dentro dela.

Chris Herd, da Universidade de Alberta, segura pedaço do Tissint. (Foto: Universidade de Alberta/Divulgação)
Chris Herd, da Universidade de Alberta, segura pedaço do Tissint. (Foto: Universidade de Alberta/Divulgação)

Segundo Chris Herd, pesquisador da Universidade de Alberta, no Canadá, que participou do estudo, tratava-se de uma rocha vulcânica comum. O cientista explica que o meteorito foi lançado ao espaço pelo impacto de um asteroide. A onde de choque expôs o mineral a um calor altíssimo, que “selou” as amostras atmosféricas dentro do objeto. Em seguida, ficou vagando no vazio por 700 mil a 1 milhão de anos até cair sobre a Terra, em julho de 2011. Foi a quinta vez em que a queda de uma rocha marciana foi observada.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/meteorito-que-caiu-sobre-terra-tem-tracos-da-atmosfera-marciana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário