terça-feira, 6 de novembro de 2012

Astronautas americanos em estação espacial já votaram, diz Nasa

Votos de astronautas foram dados antes de viagem para espaço, diz Nasa.
Presidência dos EUA é disputada por Obama e Romney nesta terça (6).


Os astronautas americanos Sunita Williams e Kevin Ford, tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), votaram antecipadamente nas eleições presidenciais dos EUA quando se preparavam para ir ao espaço, informou a agência espacial americana (Nasa).
A votação nos EUA está sendo realizada nesta terça-feira (6). O atual presidente Barack Obama, do Partido Democrata, disputa contra o ex-governador e empresário Mitt Romney, do Partido Republicano, quem se torna mandatário do país pelos próximos quatro anos.
Segundo a Nasa, Sunita Williams e Kevin Ford votaram direto da Rússia, onde se alistavam para ir ao espaço. Sunita é comandante da tripulação de seis pessoas da estação espacial, um complexo que orbita a 390 km da Terra, e votou em julho. Já Kevin Ford é especialista de missão e votou há um mês, antes de se juntar à tripulação da ISS, afirma a agência.
Os astronautas Kevin Ford e Sunita Williams, que já votaram na eleição dos EUA (Foto: Nasa/Divulgação)
Os astronautas Kevin Ford e Sunita Williams, que já votaram na eleição dos EUA (Foto: Nasa/Divulgação)

Uma lei promulgada em 1997, no estado do Texas, onde se encontra o Centro Espacial Johnson, autorizou o voto de astronautas que se encontram no espaço. É o caso dos astronautas David Wolf e Michael Fincke - este último votou na eleição presidencial em 2008, segundo a Nasa. O Centro Espacial Johnson é responsável por administrar e gerenciar a ISS.
Poucos astronautas votaram do espaço, afirma a Nasa. O porta-voz da agência no Centro Espacial Johnson, Jay Bolden, ressaltou que os astronautas têm a opção de enviar seu voto ao órgão caso não queriam votar do espaço. "É um voto seguro, que depois é enviado diretamente às autoridades eleitorais", disse ele.
Na votação desta terça, os americanos também renovarão todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e um terço das 100 que compõem o Senado, além da escolha dos governadores de 11 estados e dois territórios livres associados (Porto Rico e Samoa).

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/astronautas-americanos-em-estacao-espacial-ja-votaram-diz-nasa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário