quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Astrônomos encontram em nebulosa molécula de tipo presente no petróleo

Volume encontrado na Nebulosa Cabeça de Cavalo surpreendeu cientistas.
Íon propinilidina é um pequeno hidrocarboneto.


Nebulosa Cabeça de Cavalo (Foto: ESO/Divulgação)
Nebulosa Cabeça de Cavalo (Foto: ESO/Divulgação)

Usando um telescópio de 30 metros de diâmetro, pesquisadores do Instituto para Astronomia Rádio-Milimétrica, que pertence a França, Espanha e Alemanha, detectaram a presença de moléculas do tipo íon propinilidina (C3H+) na Nebulosa Cabeça de Cavalo, que fica na Constelação de Órion.
Essas moléculas são hidrocarbonetos, um tipo de composto que existe também na Terra, e são encontrados em fontes de energia como o petróleo e o gás natural. A descoberta fez o Instituto Max Planck, da Alemanha, chamar a nebulosa de "refinaria cósmica".
Os pesquisadores envolvidos no projeto de investigação da composição da nebulosa ficaram surpresos com a quantidade de hidrocarbonetos encontrados naquela região do espaço. "A nebulosa tem 200 vezes mais hidrocarbonetos que o total de água que existe na Terra", disse a pesquisadora Viviana Guzman, do instituto alemão.
Esses pequenos hidrocarbonetos provavelmente se formam a partir de moléculas de carbono muito maiores, informa o centro de pesquisa.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/astronomos-encontram-em-nebulosa-tipo-de-molecula-presente-no-petroleo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário